Sobre

A série especial quilombola Na raça e na cor tem como objetivo visibilizar a luta e resistência das comunidades quilombolas do Brasil através da discussão sobre territorialidade, raça e gênero.

Em um período de dois meses, a série apresentará um pouco da trajetória dessas comunidades, ilustrando a luta e resistência quilombola de todo o país frente a sistemática violação de direitos a partir da experiência de comunidades quilombolas do Oeste do Pará, onde destaca-se a articulação das mulheres quilombolas.

Organizadas através da Federação das Organizações Quilombolas de Santarém (FOQS), as quilombolas promovem uma série de atividades que visam fortalecer a luta de suas comunidades pelo reconhecimento e efetivação de seu direito ao território.

Tendo como fio condutor essa mobilização, Na raça e na cor pretende contribuir com a luta emancipatória dos movimentos quilombolas através de reportagens, artigos, entrevistas, depoimentos e materiais gráficos que debatem o modo de vida, a organização social, a cultural e política quilombola através da discussão sobre territorialidade.

O projeto é uma iniciativa da Terra de Direitos em parceria com a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), organização que há 20 anos representa comunidades quilombolas de 23 estados do país na luta pela garantia de uso coletivo do território e pela efetivação de direitos, e a FOQS, organização que representa 12 comunidades de remanescentes de quilombos de Santarém.

TDD_PERFIL_FB_NRENC

Este post também está disponível em: enInglês